Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
28
29
30
31
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Trabalho em linhas elétricas apresentado na Lituânia


No final de junho, a SPEA apresentou algum do trabalho desenvolvido no âmbito do Life Rupis e de outros projetos, no Seminário Internacional: Práticas de Proteção de Aves em Redes Elétricas (International Seminar: Birds’ protection practices on electricity grids) em Vilnius, na Lituânia.

Rui Machado, da SPEA, apresentou o trabalho efetuado para evitar a electrocussão de aves nas linhas elétricas, bem como a metodologia desenvolvida para traçar as cartas de risco de electrocussão de aves de rapina prioritárias.

Rui Machado descreveu como uma colaboração estabelecida há mais de uma década entre EDP Distribuição, ICNF e ONGAs se tem revelado essencial na identificação e correção de linhas perigosas, não só no âmbito do projeto Life Rupis mas também noutras iniciativas. Durante a apresentação, destacou-se ainda o facto de, como resultado desta colaboração, em novas linhas elétricas já só serem instalados seccionadores horizontais em vez de seccionadores verticais, uma vez que estes últimos foram identificados como mais perigosos para as aves.
Esta e outras medidas pioneiras (como os mais recentes modelos anti-eletrocussão, desenvolvidos iterativamente, ou os dispositivos anti-poiso e anti-nidificação) captaram a atenção dos participantes, que aplaudiram também o vídeo sobre medidas anti-eletrocussão, elaborado no âmbito do Life Rupis:


No segundo dia do seminário, Rui Machado, Julieta Costa (também da SPEA) e os restantes participantes foram visitar pontos-chave do projecto Life Birds on Electrogrid (que organizou o seminário) e locais importantes para a conservação de aves.
Ao longo deste segundo dia, puderam ver de perto uma linha de alta tensão com caixas-ninho para peneireiro-comum (espécie que atualmente tem poucos ninhos na Lituânia), e visitar linhas corrigidas com dispositivos rotativos. Houve ainda uma visita à Reserva da Biosfera Žuvintas – local de importância internacional para espécies nidificantes, invernantes e migradoras, incluindo a felosa-aquática Acrocephalus paludícola. Ficaram ainda a conhecer um projeto para a criação desta espécie em cativeiro – uma ação conjunta da BirdLife Lituânia com a BirdLife Bielorrússia.





voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com