Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
30
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Seminário sobre Britango na rota migratória ocidental reúne especialistas em Cáceres
Joaquim Teodósio


O workshop foi organizado pelo VCF (Vulture Conservation Foundation), o Governo Regional de Extremadura (Junta de Extremadura) e o Parque Natural del Tajo Internacional. Entre os participantes, havia representantes do setor governamental, universidades e institutos de investigação, e de diversas ONGs que trabalham na conservação do britango.

 

Ao longo do seminário foi abordada a situação atual e desafios de conservação da espécie em França, Portugal e Espanha, sem esquecer os países africanos onde esta população inverna e passa nas suas migrações. Os trabalhos realizados no âmbito do LIFE RUPIS foram apresentados por elementos da SPEA,  enquanto a VCF debateu as prioridades do recentemente aprovado plano de ação multi-espécies para os abutres na Europa, África e Ásia (Vulture MsAP).

 

As ameaças de alta prioridade já identificadas no Vulture MsAP foram discutidas dentro de um contexto do britango: envenenamento com iscos (mas também com pesticidas, drogas veterinárias, chumbo, etc) continua a matar aves em algumas partes da UE, a morte por colisão em parques eólicos e linhas elétricas, bem como a eletrocussão em linhas de energia, continuam a ser ameaças graves para as aves adultas. Perturbação em territórios de nidificação, bem como a disponibilidade de alimento são problemas que afetam o sucesso reprodutor da espécie.

 Foram identificadas várias prioridades e possíveis ações para a continuação dos esforços para reduzir a mortalidade de adultos, que parecem ser os principais fatores que explicam o declínio da população ou de algumas das sub-populações.

 A reunião teve lugar no Centro de Visitantes do Parque Natural del Tajo Internacional, Alcántara, Cáceres. No segundo dia, o grupo teve a oportunidade de explorar a área - e observar, sob o céu azul e em perfeitas condições, alguns britangos que invernam naquela zona, bem como grifos e abutre-preto. 

 A organização do workshop foi apoiado financeiramente pelo município de Alcántara e EcoEnergías del Guadiana - uma empresa com sede em Badajoz, na Estremadura.

ver fotos AQUI

 

Notícias relacionadas:
    •  Britango de volta!
    •  Britango Douro chegou hoje!
    •  Britango Faia a caminho da Península Ibérica
    •  Faia chegou ontem ao Douro Internacional
    •  Palestra sobre o combate ao uso de ilegal veneno no LIFE Rupis
    •  Britango Rupis reaparece no Douro!


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com