Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Rupis volta a deixar-nos, na sua migração com destino a África


Rupis, o último dos "nossos" britangos a partir para África, já iniciou a sua viagem. Os nossos colegas da Junta de Castilla y Léon contam-nos tudo:

Mais um ano em que o indivíduo da espécie britango (Neophron percnopterus), capturado e marcado com emissor em 15 de julho de 2016, no Parque Natural Arribes del Duero, no âmbito do Projeto LIFE RUPIS e batizado Rupis, voltou a deixar-nos após uma primavera e verão no nosso Espaço Natural. O Rupis voltou à área do seu antigo ninho em março de 2018 e a 23 de setembro iniciou o seu regresso a África para passar o inverno, fazendo a sua primeira escala para descansar e se alimentar próximo do Parque Nacional de Monfragüe.

Segundo o inventário realizado em 2017, ainda visitam o Parque Natural Arribes del Duero um total aproximado de 120 casais, pelo que este território continua a ser considerado um dos lugares de Castilla y León com a maior população de britangos de Espanha, uma vez que alberga cerca de 25% da sua população.

O britango é uma das espécies mais ameaçadas no contexto europeu, incluído no Anexo I da Diretiva Aves (Diretiva 79/409/CEE relativa à Conservação das aves silvestres), no Anexo II da Convenção de Berna e no Anexo II da Convenção de Bona. Em Espanha, segundo o censo de 2008, o britango contaria com uma população de 1452 a 1556 casais, a maior população de todo o Paleártico Ocidental e uma das mais importantes do Mundo.

Por isso devemos continuar a esforçar-nos por manter as condições naturais no Território, que permitam que estas espécies nos visitem ano após ano, favorecendo a sua reprodução e consequente aumento das populações e poder dessa forma continuar a disfrutar do voo destas espécies na impressionante paisagem do Parque Natural Arribes del Duero e Douro Internacional.



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com