Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
3
4
5
6
7
8
11
12
14
15
17
18
19
20
21
23
25
26
27
28
29
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Público entusiasmado esgota atividades do ObservArribas


No fim-de-semana passado, pelas paisagens idílicas de Trás-os-Montes desfilaram binóculos, máquinas fotográficas e telescópios. Ao longo de três dias, entre observadores de aves, amantes de natureza e população local, mais de 1000 pessoas convergiram em Miranda do Douro, para a 2ª edição do ObservArribas – Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro. O entusiasmo foi tal que várias atividades esgotaram, e a organização adicionou sessões extra para responder à procura.

As atividades que foram novidade nesta segunda edição do festival foram também algumas das que tiveram mais procura pelos participantes: o passeio com um pastor local no domingo teve tanta procura que foi criada uma sessão extra para a manhã de sábado, e só a criação de mais um grupo com o apoio de um guia extra conseguiu acomodar todas as pessoas em lista de espera para ir observar aves noturnas na noite de sábado.



Para além do mocho-d’orelhas, bufo-real e noitibó-cinzento ouvidos pelos participantes da saída noturna, ao longo do festival foram avistadas 99 espécies de aves, incluindo britangos e águias-perdigueiras (espécies prioritárias do projeto LIFE Rupis, que organiza o festival em conjunto com a Câmara Municipal de Miranda do Douro). No segundo dia, os grifos foram mesmo os primeiros a chegar ao festival, subindo nas correntes térmicas mesmo em frente ao pavilhão, assim que se dissipou o nevoeiro sobre o rio.

Abutres no ObservArribas 2018 from SPEA on Vimeo.


No interior do pavilhão, duas dezenas de expositores mostraram as suas ofertas e produtos, 350 alunos e professores participaram em atividades dedicadas especialmente aos mais novos, e a banda mirandesa Quinteto 84 animou as hostes na noite de sábado. Houve ainda lugar para uma introdução ao mirandês, a segunda língua oficial de Portugal, e para alguns passos das danças tradicionais da região onde os Pauliteiros também marcaram presença e ritmo.

Durante a cerimónia de encerramento do festival, foi ainda apresentada a Rede de Proprietários Amigos do Britango, que pretende integrar proprietários e produtores que colaboram na conservação dos valores naturais da área das Arribas do Douro. Na cerimónia, Julieta Costa e Joaquim Teodósio da SPEA entregaram, em nome do projeto Life Rupis, os diplomas aos membros da rede, dos quais um foi homenageado com o primeiro galardão de distinção por boas práticas.

Para o ano há mais!

Veja aqui a lista de aves observadas na 6ª-feira, no sábado e no domingo.

O ObservArribas foi co-organizado pelos parceiros do projeto Life Rupis e pela Câmara Municipal de Miranda do Douro, com o apoio da Associação Sabores de Miranda.


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com