Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
4
5
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
24
25
28
29
30
31
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Os nossos britangos estão todos de volta ao Douro


Todos os britangos que seguimos quando rumaram a sul no outono passado estão de volta ao Douro internacional. Sobreviveram ao inverno na África Ocidental e à extenuante migração de primavera, e podem agora preparar-se para a época de reprodução.

A notícia é particularmente benvinda porque não sabíamos nada de Faia desde 6 de setembro, quando estava no norte da Argélia, e porque Rupis, o primeiro britango marcado no projeto, também tinha passado um longo período sem transmitir dados. Agora que ambas as aves recomeçaram a transmitir dados, os mapas mostram que Faia passou o inverno em zonas muito remotas no sul da Mauritânia, onde não tinha rede para o transmissor de GPS enviar os dados.

Para além de Faia e Rupis, também Douro já está de volta à região que lhe dá o nome, juntamente com Huebra e Batuecas, dois outros britangos cujos movimentos acompanhamos no projeto.

A época de reprodução deste ano será particularmente interessante porque Rupis, aos seis anos de idade, poderá ter atingido a maturidade e tentar acasalar. Rupis chegou ao Douro 10 dias mais cedo do que em 2018, portanto é mais provável que encontre um território de reprodução, mas apenas o tempo o dirá.

Iremos continuar a seguir de perto os “nossos” britangos durante a época de reprodução e até partirem novamente no outono. Esperamos que consigam reproduzir-se com sucesso, aumentando esta importante população transfronteiriça de britangos.



Agradecemos a todos os envolvidos na colocação dos transmissores e na monitorização dos britangos. Agradecemos também à Saloro SLU por ceder os dados transmitidos por quatro britangos (Batuecas A, Huebra, Batuecas P e Camaces) ao projeto Life Rupis.



Foto: VCF




voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com