Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Mais dois britangos marcados para estudo na área do projeto Life Rupis


 

No final da tarde de 12 de junho, uma equipa da VCF-ATN e da SPEA conseguiu capturar dois britangos adultos com uma armadilha personalizada construída no ponto de alimentação suplementar no Escalhão, na parte sul da região do Douro, no âmbito do projeto Life Rupis.

As aves foram marcadas com GPS por Lubomir Peske, um ornitólogo checo, em trabalho para a VCF. Estas marcações vão fornecer ao projeto informações valiosas sobre os movimentos detalhados destes indivíduos. As amostras de sangue foram coletadas e enviadas rapidamente ao IREC, um laboratório especializado, não só para determinação do sexo, mas também para verificar o nível de chumbo e outros metais pesados ​​no sangue.

As aves estão nas Arribas do Douro, de modo que assim podemos seguir os seus movimentos de alimentação detalhadamente e identifiquemos áreas-chave para alimentação, mas também
potenciais ameaças dentro da área de alcance central (linhas de energia elétrica, etc.).

Estes são o terceiro e quarto britangos marcados no âmbito do Life Rupis - o primeiro individuo, chamado Rupis, um subadulto capturado e marcado no ano passado, não se está a reproduzir e sobrevoa a área amplamente. A segunda ave, batizada Poiares, foi encontrada debilitada e foi liberada após a reabilitação, apenas há 2 semanas atrás.

A VCF, a ATN e a Palombar vão continuar a tentar capturar e marcar mais aves este verão, pois o uso de áreas espaciais e de alimentação são relevantes para estudo e identificação, para ajudar essas aves.

O projeto Life Rupis visa implementar ações para fortalecer as populações do britango (e a águia de Bonelli) no Douro transfronteiriço, reduzindo a mortalidade dessas aves e aumentando o seu sucesso de reprodução. O britango é o menor abutre da Europa, e está classificado como "Em perigo" - na Europa, as populações diminuíram 50% nos últimos 40 anos.

O projeto, que também é co-financiado pela Fundação MAVA, é implementado pela SPEA (coordenador) e parceiros.


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com