Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
1
3
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Life Rupis: levantamento de casos de envenenamento estudados em 2017


No seguimento da reunião promovida pelo Life Rupis no passado dia 8 de novembro, em que se reuniram com autoridades, universidades e ONGAs, foi feito um levantamento informativo dos casos suspeitos de envenenamento no Douro Internacional.

O evento decorreu no Centro de Ciência Aberta de Barca d’Alva e contou com a participação da SPEA, ATN, Palombar, VCF, CERVAS/Aldeia, LPN, Sepna/GNR (serviços centrais, Distritais de Bragança e da Guarda), ICNF, Junta de Castela e Leão, Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, INIAV e Laboratório de Histopatologia da UTAD.

Em 2017 já há 6 casos suspeitos de envenenamento intencional na Zona do projecto Life Rupis, por vezes envolvendo vários animais, tendo sido a maioria investigada com a intervenção da equipa Cinotécnica da GNR criada no âmbito deste projeto (cães treinados para a deteção de venenos).


Nas espécies afectadas, até agora, incluem-se cães, um milhafre-real, uma raposa, e uma pêga-azul.

A reunião procurou agilizar os mecanismos de comunicação entre os vários intervenientes e pretende com as suas conclusões contribuir para a revisão do Protocolo Antídoto, que está em curso, liderada pelo ICNF, parceiro do projeto.


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com