Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Escolha os nomes dos 3 britangos marcados em junho e em julho


No passado dia 19 de julho, um britango foi capturado, marcado e devolvido à natureza em Bruçó, Mogadouro.
Uma equipa, com elementos da Vulture Conservation Foundation (VCF), da Palombar e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), conseguiu marcar mais um britango na área do Parque Natural do Douro Internacional, no âmbito do projeto Life Rupis, coordenado pela SPEA.


O macho foi capturado com uma armadilha instalada para o efeito, equipado com um emissor GPS e depois devolvido à natureza no mesmo local. Foram ainda recolhidas amostras de sangue para análise de eventuais contaminantes e doenças e para a identificação do sexo da ave, dado que nesta espécie não existem diferenças morfológicas visíveis entre os sexos.

Depois do Rupis e da Poiares (uma fêmea encontrada debilitada e recolhida por uma habitante desta localidade), os três britangos marcados em junho (um macho e uma fêmea) e julho ainda não foram “batizados”. O Life Rupis ver ter, de 1 a 10 de agosto, uma votação online em que o público irá escolher os nomes destas aves. A equipa abre agora uma votação online, no website www.rupis.pt e na página de Facebook da SPEA, coordenadora do projeto, em que o público votará nos seus 3 nomes favoritos.

Esta foi a quinta ave marcada no período de um ano: os trabalhos de marcação de britangos do projeto iniciaram-se a 15 de julho de 2016, com a marcação de um subadulto batizado de Rupis, o primeiro britango marcado em Portugal para fins de estudos de conservação e proteção da espécie. Esta marcação permite, durante os próximos anos, o seguimento detalhado dos movimentos das aves, sendo assim possível obter importante informação para a conservação desta espécie, nomeadamente identificar áreas-chave de alimentação, nidificação, rotas de migração utilizadas e potenciais ameaças.

Os movimentos das várias aves podem ser seguidos online na página do projeto.


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com