Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Novembro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > 
imprimir
Notícias


Britango Rupis tira proveito da pecuária extensiva


O nosso britango Rupis, tem beneficiado de uma exploração pecuária em regime extensivo localizada em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro.

Graças ao transmissor GPS, percebemos que este britango frequentava com regularidade a zona onde se localiza esta exploração com mais ou menos 100 cabeças de gado bovino. O proprietário da exploração já nos tinha dado conta de que observara 2 britangos a alimentarem-se com regularidade junto da zona onde deposita feno e ração para alimentar o gado. Para confirmar a identidade dos britangos, o proprietário autorizou os técnicos da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural a instalar câmaras de armadilhagem fotográfica.

Nas fotos recolhidas, confirmámos que o Rupis era visitante assíduo da propriedade, e parecia estar em
excelente condição física. As fotos mostraram ainda que a propriedade tem sido também visitada por outros britangos.

O proprietário mostrou-se contente com a presença destes visitantes alados, afirmando que o Rupis se alimentava sobretudo de dejetos do gado, bem como das placentas de fêmeas parturientes, o que contribuía para a limpeza do espaço destinado aos partos.

A presença do Rupis nesta exploração pecuária extensiva mostra que aves necrófagas como os britangos não só beneficiam deste tipo de criação de gado mas também trazem benefícios às próprias explorações, que projetos como o nosso podem potenciar.



Foto: Palombar


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com