Mapas dos Movimentos dos Britangos
Mapas de movimentos dos britangos marcados no âmbito do projeto Life Rupis (emissores GSM)

O primeiro britango marcado no âmbito do projeto foi um macho, subadulto, batizado Rupis, como homenagem ao programa Life e ao nosso projeto. Foi capturado e marcado a 15 de julho de 2016.
Foi a primeira vez que um britango do Douro Internacional foi marcado com um emissor. Esta marcação tem a finalidade de estudar locais de alimentação, rotas e padrões de migração.

A 28 de maio de 2017 foi marcado o 2º britango, uma fêmea recolhida muito debilitada e que depois de recuperar foi marcada e libertada. Foi batizada Poiares, em honra ao local onde foi resgatada.

Em junho foram marcados mais dois britangos, um macho e uma fêmea, no campo de alimentação suplementar (CAAN) de Escalhão, gerido pela ATN. Em julho de 2017 atingimos a marca dos 5 britangos marcados, marcando mais um macho. Quase como uma celebração do 1º aniversário da marcação do birtango Rupis, na tarde de 19 de julho, uma equipa da VCF, Palombar e SPEA conseguiu marcar mais um britango no campo de alimentação suplementar de Bruçó.


Durante 10 dias, recebemos quase 200 participações na votação online dos nomes para os três britangos marcados no âmbito do projeto Life Rupis, em pleno Douro Internacional.

De acordo com o resultado desta participação, o macho marcado no Escalhão foi batizado  Douro; a fêmea marcada no Escalhão é a Faia; enquanto o macho marcado no CAAN de Bruçó irá homenagear o local (Bruçó). Os nomes já estão atualizados nos mapas online.

O seguimento dos britangos é uma das ações do projeto Life Rupis. Melhor conhecimento, melhor conservação.


Alimentação suplementar para águia-perdigueira
2018-02-21
A alimentação suplementar a casais de águia-perdigueira que não dispõem, nos seus territorios de presas suficientes, é uma das ações do LIFE Rupis e tem permitido a manutenção destes casais nos locais de reprodução e a contribuído para sua a taxa reprodutora
Britango de volta!
2018-02-16
O regresso dos primeiros britangos. Um dos nossos britangos marcados já iniciou a viagem de volta
Censo de pombos-das-rochas nas arribas do Douro Internacional
2018-02-14
O censo de pombos-das-rochas realiza-se no Inverno, no Douro Internacional e pretende estimar a quantidade de presas disponíveis para a águia-perdigueira, no Douro.