Mapas dos Movimentos dos Britangos
Mapas de movimentos dos britangos marcados no âmbito do projeto Life Rupis (emissores GSM)

O primeiro britango marcado no âmbito do projeto foi um macho, subadulto, batizado Rupis, como homenagem ao programa Life e ao nosso projeto. Foi capturado e marcado a 15 de julho de 2016.
Foi a primeira vez que um britango do Douro Internacional foi marcado com um emissor. Esta marcação tem a finalidade de estudar locais de alimentação, rotas e padrões de migração.

A 28 de maio de 2017 foi marcado o 2º britango, uma fêmea recolhida muito debilitada e que depois de recuperar foi marcada e libertada. Foi batizada Poiares, em honra ao local onde foi resgatada.

Em junho foram marcados mais dois britangos, um macho e uma fêmea, no campo de alimentação suplementar (CAAN) de Escalhão, gerido pela ATN. Em julho de 2017 atingimos a marca dos 5 britangos marcados, marcando mais um macho. Quase como uma celebração do 1º aniversário da marcação do birtango Rupis, na tarde de 19 de julho, uma equipa da VCF, Palombar e SPEA conseguiu marcar mais um britango no campo de alimentação suplementar de Bruçó.

Siga os movimentos das aves nos mapas que já estão disponíveis. A informação referente a aves que se estão a reproduzir só será divulgada após o final da época de nidificação.

O Life Rupis ver ter, de 1 a 10 de agosto, uma votação online em que o público irá escolher os nomes destas aves. A equipa abre agora uma votação online, no website www.rupis.pt e na página de Facebook da SPEA, coordenadora do projeto, em que o público votará nos seus 3 nomes favoritos.

O seguimento dos britangos é uma das ações do projeto Life Rupis. Melhor conhecimento, melhor conservação.


Life Rupis desenvolve atividades no Ciência Viva no Verão
2017-08-04
Nos dias 2 e 3 de setembro a SPEA e a Palombar vão representar o projeto Life Rupis com atividades no "Ciência Viva no Verão".
Escolha os nomes dos 3 britangos marcados em junho e em julho
2017-08-01
A nossa equipa precisa da sua ajuda para baptizar os três britangos marcados pelo projeto Life Rupis em junho e julho.
Atividades Rupis | Julho e agosto
2017-07-26
Participe nas atividades do Life Rupis no Festival L Burro i l Gueiteiro (concelho de Miranda do Douro, 26 a 30 julho) e visite as Casas do Parque Natural Arribes del Duero, em Sobradillo e Fermoselle (Espanha).