O 'Life Rupis – Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro’ (LIFE14 NAT/PT/000855) é um projeto de conservação transfronteiriço, com a duração de 4 anos (2015 – 2019), cofinanciado através do programa LIFE da Comissão Europeia.

O projeto, que decorre em território português e espanhol, mais concretamente nas áreas protegidas do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda e dos Arribes del Duero, pretende implementar ações que visam reforçar as populações de britango e águia-perdigueira nesta região, através da redução da sua mortalidade e do aumento do seu sucesso reprodutor. O abutre-preto e o milhafre-real são espécies que também irão beneficiar das ações do projeto.






EM DESTAQUE
Rede de Proprietários Amigos do Britango

A Rede de Proprietários Amigos do Britango pretende integrar e destacar proprietários e produtores que procuram ativamente conjugar as suas práticas com um desenvolvimento sustentável das Arribas do Douro, para que possam trocar experiências entre si e beneficiar do trabalho e experiência do projeto Rupis.

Saiba mais
1º britango do Douro com GPS volta a dar sinal
2018-08-10
Boas notícias: o britango Rupis voltou a dar sinal de vida, depois de umas semanas de silêncio. Desde maio, de vez em quando a equipa do projeto deixa de receber informação dele. No final da semana passada, voltámos a ver pontos no mapa que mostravam o Rupis em Espanha, perto de Villamor de Cadozos, para onde voou a partir do Parque Natural Arribes del Duero.
Fogo de Monchique ameaça ninhos da Ave do Ano 2018
2018-08-10
O incêndio que continua a lavrar desde sexta-feira em Monchique põe também em perigo a águia-perdigueira, a Ave do Ano 2018. A região alberga um dos mais importantes núcleos da espécie no nosso país, e pelo menos quatro casais poderão ser diretamente afetados.
Em primeira mão
2018-07-26
Parte da equipa da Vulture Conservation Foundation esteve recentemente a fazer trabalho de campo para o Projeto Rupis, e o investigador Louis Phipps enviou um relato do terreno