Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Arquivo
imprimir
Notícias


Chegou ao fim o primeiro ano escolar do projeto Life Rupis


Chegou ao fim o primeiro ano escolar do Life Rupis (2016/17) e este acabou em grande com o lançamento de exposições em que foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano sobre o projecto e as espécies-alvo.

Nas escolas portuguesas, o Programa Escolar do Life Rupis começou com uma formação para os professores dos respetivos agrupamentos escolares. Com os alunos, o programa foi dividido em três momentos, tendo o primeiro sido em sala de aula, onde foram apresentadas as espécies-alvo do projeto e outras aves da região, bem como as ameaças a elas associadas e algumas das medidas de conservação a serem implementadas. O segundo momento consistiu numa saída de campo para observação de aves e contacto com material ótico; e, finalmente, o terceiro consistiu na apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano.

Este programa de educação ambiental foi desenvolvido nos agrupamentos de escolas de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira Castelo Rodrigo pelos parceiros do Life Rupis. A Palombar, juntamente com a SPEA, foi responsável pelos trabalhos nos concelhos a norte do Parque Natural do Douro Internacional, que envolveram cerca de 275 alunos; já na parte sul do parque os trabalhos estiveram a cargo da ATN e da SPEA, abrangendo cerca de 225 alunos”.


Um dos pontos altos deste ano foram as saídas de campo, onde os alunos do 3º, 5º, 8º e 11º puderam sair da sala de aula para manusear binóculos e serem guiados numa sessão de observação de aves. Durante estas saídas (uma por turma), os alunos foram surpreendidos com a diversidade de aves existente nos arredores da escola, incluindo uma das espécies-alvo do projeto, o britango (Neophron percnopterus).

De realçar que os trabalhos selecionados foram apresentados durante o festival de natureza #observArribas, que decorreu de 23 a 25 de junho, em Miranda do Douro. Neste festival, no primeiro dia, tivemos também a visita de mais de 250 alunos, entre os 3 e os 10 anos, do concelho de Miranda do Douro, que participaram em atividades dinamizadas pelo projeto.

O Life Rupis vai voltar às escolas dos P.N. Douro Internacional (Portugal) e Arribes del Duero (Espanha) nos próximos anos letivos - esteja atento!

Veja as fotos aqui: http://www.rupis.pt/pt/galeria/educacao-ambiental/.

Saiba mais: http://www.rupis.pt/pt/educacao-ambiental/introducao/.



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com