Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Setembro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
8
9
10
11
13
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Arquivo
imprimir
Notícias


Novo artigo científico: Abutres podem afetar inderitamente a abundância de coletores facultativos


Os abutres são coletores primários, pois dependem totalmente de carne morta. Os coletores facultativos, como as raposas, por outro lado, exploram os restos de forma oportunista e são geralmente ubíquos.

Um novo artigo investiga a hipótese de os abutres poderem indiretamente regular a abundância de coletores facultativos através da modulação do seu acesso a carne morta. Os autores estudaram a eficiência de eliminação e a abundância de raposas vermelhas em duas áreas do sudeste da Espanha, onde estão presentes grifos (Cazorla) em comparação à ausência (Espuña).

Como parte de seu estudo eles monitorizaram o consumo de carcaças durante o inverno e o verão, e contaram dejetos de raposa vermelha ao longo de trajetos de caminhada como um maior densidade de raposa. Os resultados confirmaram que a eficiência de limpeza foi maior na montanha com grifos (o que era esperado) e nas carcaças visitadas pelos abutres. Isso significa que as oportunidades de eliminação de raposas eram maiores em Espuña, e na verdade a média de abundância de raposa vermelha era maior, nessa zona.

Este resultado sugere que, quando os abutres desaparecem, pode haver um aumento nestes números de necrófagas facultativas.

O estudo também demonstrou que necrófagas facultativas exploram carniça mais lentamente e, por isso, não são capazes de substituir os abutres, de forma funcional.

Pode fazer o download do artigo aqui » Download


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com