Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Setembro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
8
9
10
11
13
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Arquivo
imprimir
Notícias


Dois novos artigos sobre envenenamento por chumbo de aves rupículas


O envenenamento por chumbo é uma ameaça bem conhecida para abutres e outros catadores, e em certas espécies e áreas pode até ser uma ameaça significativa - a recuperação do condor californiano é maioritariamente dificultada por esta ameaça, enquanto nos Alpes o envenenamento por chumbo pode ser a ameaça mais significativa aos abutres barbudos atualmente (já que as outras ameaças tradicionais foram minimizadas na região).

 

Envenenamento por chumbo ocorre quando abutres ingerem carne de animais de caça que foram atacados com munição de chumbo. Em casos críticos pode resultar em morte, mas muitas vezes causa envenenamento sub letal que tem uma série de outros efeitos secundários (mobilidade reduzida, aumento do risco de colisão, etc).

  

A VCF está a trabalhar ativamente para minimizar esta ameaça, com várias acções no âmbito de alguns dos projectos LIFE, desde a promoção de testes voluntários de munição sem chumbo por caçadores locais nos Alpes franceses e Cevennes (GYPHELP e GYPCONNECT) até análise de níveis de chumbo nos cadáveres de abutres mortos (Life Vultures Return back to Life, Life Rupis).

 

Agora foram publicados dois artigos mais recentes, que dão uma contribuição significativa para analisar e resolver esta questão.

 

Num artigo publicado no European Journal of Wildlife Research, Thomas, Gremse e Kanstrup analisam a disponibilidade e o desempenho de munições de caça de arma sem chumbo na Europa. Concluíram que as balas de arma de caça não-chumbo (na sua maioria feitas de cobre metálico, não tóxico para abutres) são uma munição de qualidade superior, e estão amplamente disponíveis em vários calibres na Europa, adequada para todas as situações de caça na Europa. Pelo menos 13 grandes empresas europeias fazem balas de não-chumbo para calibres de arma tradicionais, raros e novos.

 

Eles descobriram que a disponibilidade de venda local é em função da procura do consumidor que se relaciona, diretamente, com os requisitos legais de uso. Eles também descobriram que os custos de não chumbo e equivalentes com-chumbo são semelhantes na Europa e não representam nenhuma barreira para o uso. Finalmente, descobriram que a eficácia de balas não-chumbo é igual à das tradicionais balas de chumbo.

 

Uma questão importante é que as percepções dos caçadores sobre a disponibilidade, os custos, a eficácia, a precisão, a toxicidade e a contaminação do barril devem ser abordadas.

 

Noutro artigo publicado na mesma revista, Thomas propôs uma característica de design (anéis concêntricos, atrás da ponta de bala) que permitiria a identificação visual instantânea de balas de arma sem chumbo, para garantir conformidade com os regulamentos de bala sem chumbo.


 

Faça download dos artigos completos:

 

Download
Thomas_EurJWilRes2016.pdf
Adobe Acrobat Document 313.9 KB
Download
Thomas+_EurJWilRes2016.pdf
Adobe Acrobat Document 359.1 KB


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com