Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Arquivo
imprimir
Notícias


Atividades para os mais novos já começaram


As atividades, dinamizadas pela SPEA, com o apoio da Palombar e da ATN, dois dos parceiros do projeto, integraram o programa do Festival ArribAves, organizado pela Cooperativa Rupestris.

«O passarinho está a entrar dentro do ninho, e agora está lá um pequenino com a cabeça de fora!», dizia o Pedro, de 8 anos, ao observar um conjunto de 30 ninhos de andorinhas, no telhado de uma casa. E foram expressões como esta que revelaram o entusiasmo e interesse dos cerca de 10 participantes, entre os 6 e os 12 anos, que estiveram connosco a conhecer melhor as aves da sua terra e que, pela primeira vez, usaram telescópio, binóculos e guias de identificação de aves. Da lista do fim de semana, composta por mais de 15 espécies de aves, além das andorinhas (-das- chaminés e -dos- beirais), também fizeram parte pardais, verdilhões, cegonhas-brancas, pintassilgos e até papa-figos, que maravilharam os pequenos observadores pelas sua cores! Durante as sessões, que decorreram no centro das duas aldeias, não avistámos britangos nem outras espécies-alvo do projeto, mas foi uma boa oportunidade para falar sobre as aves e natureza em geral, incluindo as espécies-alvo do projeto. 

Antes dos ArribAves, que marcou o início oficial das atividades do projecto para os mais novos, tivemos uma surpresa: o João, de 3 anos, acompanhou a tia à Apresentação Pública do Projeto (Barca d’Alva, dia 23 junho) e, enquanto esteve connosco a pintar e a fazer desenhos, admirou- nos com os seus já vastos conhecimentos sobre as aves do Douro Internacional. 

O Life Rupis tem previsto um vasto um conjunto de ações de sensibilização e educação ambiental, para o público em geral, mas também dirigidas ao público em idade escolar, estando em preparação o Programa Escolar do projeto, a iniciar já no próximo ano letivo 2016/17, entre outras iniciativas para os mais novos (incluindo no Festival de Sagres, em outubro).

» Mais informações sobre as iniciativas de Educação Ambiental do Life Rupis

» Grupo de crianças na Arribaves (Foto)
» Lista de aves - atividade educativa (Foto)


voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com